quarta-feira, 28 de março de 2012

Vc já se rendeu à tecnologia?



Diante do atual modelo de sociedade, como também dos avanços tecnológicos, tornou-se imprescindível a inserção das tecnologias no contexto escolar. Todos defendem que o professor deve inovar sua prática pedagógica e criar atividades desafiadoras, que possibilitem ao aluno a construção de conhecimentos contextualizados e significativos. Porém, na prática, ainda estamos longe de alcançar esse objetivo, pois alguns professores ainda não dominam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Na sua opinião, o que falta para que esses professores adentrem no mundo das novas tecnologias, de modo que estas façam parte do cotidiano escolar? 





6 comentários:

  1. Acredito que a tecnologia, nos dias atuais, é um recurso que apresenta para o professor como uma faca de dois gumes: tem seu lado bom e ruim. No entanto, os beneficios supera o lado negativo da tecnologia. O professor precisa está sempre em busca de novos conhecimentos e de novos recursos para introduzir na sua sala de aula, porém o professor, sozinho, não é o responsavel por não saber ou não utilizar esses novos recursos, é preciso, também, haver mais investimento em formações continuadas sobre esses temas especificos, pois, o que ocorre muitas vezes, não é a falta de conhecimento do docente sobre a utilização de determinados recursos, mas a falta de conhecimento de como fazer.

    ResponderExcluir
  2. O espaço escolar da escola pública ainda não está bem servido da tecnologia que o mercado oferece e isso deixa restrita a possibilidade de utilizá-la durante as aulas.Porém, vejo que os professores buscam nessa tecnologia, apoio para realizar seu planejamento.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Vivianne! Infelizmente, muitas de nossas escolas ainda não dispõem dos recursos necessários para avançarmos tecnologicamente. Algumas redes de ensino até que contemplam seus educadores com computadores portáteis, mas esquecem-se de modernizar tbm as escolas e seus equipamentos, que deixam muito a desejar. Computadores, existem, mas não funcionam! Ou funcionam... Mas não possuem internet! Ou ainda não existe nem espaço para serem utilizados! Complicado trabalhar com tecnologias desse jeito!=(

    ResponderExcluir
  4. Sandra, muito pertinente seu comentário! Faz-se necessário um maior investimento em formações, para que os profissionais da educação conheçam e sejam capacitados para melhor utilizar alguns desses recursos. Tenho alguns colegas professores, que apesar de terem sido contemplados com o computador portátil pela sua rede de ensino, não sabem sequer ligá-los! Com formações específicas, posso afirmar que esses profissionais não apenas aprenderão a manusear seu equipamento, como também os que já existem na escola, tais como slides, data show; acrescentando dessa forma esses recursos tbm nas suas aulas e tornando-as mais atrativas para o alunado.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo que o professor saiba ligar o computador portatil, a escola nao tem estrutura e nem pessoal de apoio para as aulas e nem manuteção do equipamento. Mesmo nas escolas particulares, o uso das novas tecnologias eh muito limitado por um modelo ultrapassado de escola. Não eh só o professor que tem q se adaptar, mas o atual modelo escolar (independente de ser publica ou privada)tem que se modernizar. Os alunos devem saber o que vão fazer na escola, isso eles aprendem com a familia. Os papeis da escola e da familia na formação do individuo deve ser repensado e reestruturado.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo Daniela! A estrutura das nossas escolas deixa muito a desejar, e ainda falta muito para alcançarmos a tal da evolução tecnológica!

    ResponderExcluir