Olá pessoal! Bem vindos! O objetivo desse espaço é fomentar a discussão de educadores sobre a Gestão Educacional. Logo, espero que fiquem à vontade para participar, sugerir, criticar, comentar, de modo que todos dêem sua contribuíção!=)
domingo, 25 de março de 2012
Produção coletiva(Participe!)
Na sua opinião, quais os princípios necessários para uma gestão escolar de qualidade?
(Ao final da discussão, construíremos um texto coletivo com todas as contribuições.)
Acredito que primeiramente deve ser levado em conta como essa gestão é realizada. Uma única pessoa organizando, pensando e delegando não vejo como ter qualidade e como dar certo. Acredito que uma gestão escolar de qualidade começa pela descentralização das responsabilidades, sendo participativa, ouvindo a todos, ponderando todos os lados e mais do que nunca não se ausentando do dia a dia da escola, não se negando a assistir uma aula dos colegas pra ver como estão indo as coisas, passar um tempo no pátio durante o recreio dos alunos para ver como vai a dinâmica,criando momentos para ouvir esses alunos, conversando com todos os atores que fazem parte da equipe desde o que tem a função considerada a mais simples até ao que tem maior responsabilidade depois do gestor. Como o que falei possui muitos detalhes e é muito complexo acho que devo parar por aqui. rsrsrs
Creio ser imprescindível optar por um modelo de Gestão Democrática. E para tal valorizar a Participação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar (pais, professores, alunos, funcionários, etc,) nas questões do cotidiano escolar. Ao proporcionar a Participação efetiva dos atores do ambiente escolar a gestão contribue para o exercício da cidadania e por consequencia para a qualidade da Gestão. Izabel Araujo
Na escola, tudo deve estar na mais perfeita ordem para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição. A aparência física da escola é importante para o aluno, pois esses cuidados demonstram que a direção da escola, ou seja, o gestor escolar, se preocupa em manter um clima de respeito aos alunos, sendo responsável pela parte educativa que cabe à diretoria da escola a apresentação física da mesma. Além disso, a estruturação da grade curricular, o acompanhamento dos trabalhos dos professores, reuniões pedagógicas do corpo docente e administrativo, etc. são partes do processo de aprendizagem de responsabilidade do gestor, elementos que não podem faltar.
Penso que a gestão compartilhada seja um passo importante para uma boa gestão, pois na medida em que todos(pais, alunos, professores, gestores e demais funcionários) são envolvidos no processo educativo, sentem-se corresponsáveis para obtenção dos resultados e o principal deles, o desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos. Porém,esse modelo de gestão não é pleno na medida em que na realidade pública, a escola não exerce poder de escolha para a formação de seu quadro funcional. Portanto, uma gestão democrática é o caminho imprescindível para trazer mais autonomia a gestão da escola, bem como,poder de voz a comunidade que dela participa.
Acredito que a grande dificuldade de se ter uma gestão de qualidade seria a democracia, ou seja, a gestão democrática. Entretanto, hoje, grande parte dos gestores são nomeados por influências políticas e isso acaba dificultando o processo democrático, uma vez que os gestores se sentem vinvulados aos seus "padrinhos" e acabam seguindo à risca suas orientações mesmo que estas não sejam as melhores orientações a serem seguidas.
Acredito que primeiramente deve ser levado em conta como essa gestão é realizada. Uma única pessoa organizando, pensando e delegando não vejo como ter qualidade e como dar certo. Acredito que uma gestão escolar de qualidade começa pela descentralização das responsabilidades, sendo participativa, ouvindo a todos, ponderando todos os lados e mais do que nunca não se ausentando do dia a dia da escola, não se negando a assistir uma aula dos colegas pra ver como estão indo as coisas, passar um tempo no pátio durante o recreio dos alunos para ver como vai a dinâmica,criando momentos para ouvir esses alunos, conversando com todos os atores que fazem parte da equipe desde o que tem a função considerada a mais simples até ao que tem maior responsabilidade depois do gestor. Como o que falei possui muitos detalhes e é muito complexo acho que devo parar por aqui. rsrsrs
ResponderExcluirCreio ser imprescindível optar por um modelo de Gestão Democrática. E para tal valorizar a Participação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar (pais, professores, alunos, funcionários, etc,) nas questões do cotidiano escolar.
ResponderExcluirAo proporcionar a Participação efetiva dos atores do ambiente escolar a gestão contribue para o exercício da cidadania e por consequencia para a qualidade da Gestão.
Izabel Araujo
Na escola, tudo deve estar na mais perfeita ordem para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição. A aparência física da escola é importante para o aluno, pois esses cuidados demonstram que a direção da escola, ou seja, o gestor escolar, se preocupa em manter um clima de respeito aos alunos, sendo responsável pela parte educativa que cabe à diretoria da escola a apresentação física da mesma. Além disso, a estruturação da grade curricular, o acompanhamento dos trabalhos dos professores, reuniões pedagógicas do corpo docente e administrativo, etc. são partes do processo de aprendizagem de responsabilidade do gestor, elementos que não podem faltar.
ResponderExcluirPenso que a gestão compartilhada seja um passo importante para uma boa gestão, pois na medida em que todos(pais, alunos, professores, gestores e demais funcionários) são envolvidos no processo educativo, sentem-se corresponsáveis para obtenção dos resultados e o principal deles, o desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos. Porém,esse modelo de gestão não é pleno na medida em que na realidade pública, a escola não exerce poder de escolha para a formação de seu quadro funcional.
ResponderExcluirPortanto, uma gestão democrática é o caminho imprescindível para trazer mais autonomia a gestão da escola, bem como,poder de voz a comunidade que dela participa.
Acredito que a grande dificuldade de se ter uma gestão de qualidade seria a democracia, ou seja, a gestão democrática. Entretanto, hoje, grande parte dos gestores são nomeados por influências políticas e isso acaba dificultando o processo democrático, uma vez que os gestores se sentem vinvulados aos seus "padrinhos" e acabam seguindo à risca suas orientações mesmo que estas não sejam as melhores orientações a serem seguidas.
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