segunda-feira, 26 de março de 2012

E a culpa vai para...



O debate sobre a qualidade educacional ganha forças, mas a maioria das famílias culpa as escolas e os professores pelo fracasso de seus filhos. Onde foi que erramos?!

6 comentários:

  1. Hoje, a a maioria dos pais atribuem à escola a responsabilidade de educar seus filhos, excluindo quaisquer responsabilidades por parte deles. Ficamos assim, na posição de culpados e condenados por um fracasso causado pela omissão e descaso da família. Onde sabemos que instigar uma criança para o aprender se torna muito mais difícil quando não se tem comida em casa e pais ausentes...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc colega! A ausência dos pais é fator importantíssimo no desenvolvimento escolar dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. A escola cada vez mais assumido o papel de educar as crianças, não apenas no conhecimento, mas nos aspectos emocional, relacional, etc.As famílias muitas vezes não reconhecem o esforço dos professores... É preciso chamar as famílias para responsabilidade, não podemos nos intimidar!

    ResponderExcluir
  4. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE A ESCOLA SE RESPONSABILIZA POR TUDO!! HOJE O PROFESSOR É RESPONSÁVEL NÃO SÓ PELA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, MAS PELA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, DESDE A EDUCAÇÃO FAMILIAR (QUE MUITAS VEZES NÃO TEM ESSA BASE EM CASA), ENCAMINHAMENTOS MÉDICO-PSICOLÓGICOS ATÉ AS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DOMÉSTICOS JUNTO AO CONSELHO TUTELAR. TENHO A IMPRESSÃO QUE A FAMÍLIA SE SENTE DESOBRIGADA DA EDUCAÇÃO DO SEU FILHO, PRINCIPALMENTE QUANDO ESCUTO ALGUMAS MÃES DIZEREM: "OBEDEÇA A SUA PROFESSORA, PORQUE ELA É A SUA SEGUNDA MÃE!" A ESCOLA E A FAMÍLIA DEVEM CAMINHAR JUNTAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. MUITOS PAIS SÓ APARECEM NA ESCOLA PARA APONTAR ERROS E QUESTIONAR A POSTURA DO PROFESSOR SEM AO MENOS CONHECER A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA, CHEGAM AO FINAL DO ANO LETIVO SEM SABER O NOME DO PROFESSOR DO SEU FILHO!!! É UM ABSURDO... PERCEBO ESSE DESCOMPROMISSO COM O FILHO NO MOMENTO EM QUE CHEGA O FERIADO, AS MÃES FICAM APAVORADAS E RECLAMAM MUITO, POIS FICAM EM CASA APERRIANDO. É BRONCA!

    ResponderExcluir
  5. Erramos no momento q aceitamos passivamente tudo inventaram p a gente fazer!!!! Ate concordo que devemos ver o aluno como um todo, que devo entende-lo e erespeita-lo; mas que trata eh o profissional da area... psicologo, fonoaudiologo, assistente social, conselheiro tutelar... professor ensina, apenas ensina. Alunos com problemas, familias com problemas devem ser acompanhados pelo profissional habilitado para tratar do problema. Eu posso ate enteder o problema do aluno, dá ate um atendimento diferenciado, mas nao substituimos o acompanhamento do profissional adequado p de fato tratarm do problema. Fora do ensino, somos apenas apoio desses profissionais. Disseram q a gente tinha que resolver problemas de ordem psico-social e o nosso erro foi q aceitamos.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Daniela! Temos exercido tantos outros ofícios na nossa profissão, não é mesmo? O pior é saber do déficit de profisisonais como psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais... Todos eles tão necessários para nos auxiliar nessa tão complexa tarefa de educar! Porém, infelizmente, escassos na nossa dura realidade de escola pública!=(

    ResponderExcluir